Aninhando, a essência do gesto pedagógico
Este ano nos trouxe imensos desafios e inseguranças e fomos obrigados refletir nossa prática pedagógica e missão em nossa comunidade.
Ainda teremos um grande caminho pela frente e diante dos protocolos sanitários, grandes mudanças nos são apresentadas.
Vamos nos nutrir a partir de reflexões antropológicas como também com partilha de experiências de retorno às atividades com as crianças.
Nosso encontro terá um formato online em tempo real e não será gravado.
Que a poesia nos inspire…
Árvore
Um passarinho pediu a meu irmão para ser sua árvore.
Meu irmão aceitou de ser a árvore daquele passarinho.
No estágio de ser essa árvore, meu irmão aprendeu de
sol, de céu e de lua mais do que na escola.
No estágio de ser árvore meu irmão aprendeu para santo
mais do que os padres lhes ensinavam no internato.
Aprendeu com a natureza o perfume de Deus.
Seu olho no estágio de ser árvore aprendeu melhor o azul.
E descobriu que uma casca vazia de cigarra esquecida
no tronco das árvores só serve pra poesia.
No estágio de ser árvore meu irmão descobriu que as árvores são vaidosas.
Que justamente aquela árvore na qual meu irmão se transformara,
envaidecia-se quando era nomeada para o entardecer dos pássaros
E tinha ciúmes da brancura que os lírios deixavam nos brejos.
Meu irmão agradecia a Deus aquela permanência em árvore
porque fez amizade com muitas borboletas.
Manoel de Barros BARROS, M. Ensaios fotográficos. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
Formato, datas e horários
Curso Online
29 e 30 de janeiro 2021
Sexta (29)
Das 8h30 às 12h
e das 14h às 18h30
Sábado (30)
Das 8h30 às 12h30
Como participar
Inscrições encerradas.
Investimento
R$248,00, pagamento em PagSeguro.
60 vagas.
Docentes
Elisa Manzano
Pedagoga e Euritmista. Mestre em Euritmia Terapêutica pela Universidade Alanus, Alemanha. Atua há mais de 20 anos como docente em diversos centros de formações antroposóficos e é professora na Escola Waldorf Veredas, do Jardim ao Ensino Médio.
Rosemeire Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Professora durante 12 anos, na Educação Infantil Waldorf. Docente da Faculdade Rudolf Steiner e do programa Nós da Primeira Infância, sucessor do Infância Vivenciada Primeira Infância. Consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. Contadora de histórias.
Vanda Elisa de Farias Raulino
Pedagoga, psicopedagoga e professora Waldorf há 32 com experiência no ensino fundamental e na educação infantil. Docente em cursos de formação de professores Waldorf pelo Brasil. Coordenadora da Especialização em Educação Infantil nos cursos de Jaguariúna/SP, Porto Alegre/RS e na Pós-Graduação em Educação Infantil Waldorf na Faculdade Rudolf Steiner.