Faculdade Rudolf Steiner

Processo Seletivo 2021

Preencha o Formulário de Inscrição anexando os documentos comprobatórios de sua formação acadêmica.
Você receberá por email a confirmação de envio deste Formulário.

Efetue o pagamento referente à taxa de inscrição, R$ 50,00. (Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição.)
Após a confirmação do pagamento, a inscrição é efetivada e entraremos em contato por email para receber os documentos comprobatórios de fundamentação antroposófica.

Vagas oferecidas: 60

Pré-requisitos

– Ter concluído o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 240 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico escolar.

– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação (preferencialmente Pedagogia); 

– Ter idade mínima de 21 anos.

Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, a FRS poderá solicitar entrevista virtual ou presencial com banca avaliadora, a ser agendada pela comissão de seleção.

Os alunos egressos do curso “Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf” oferecido por esta instituição, tendo sido aprovados, terão prioridade no preenchimento das vagas.

Calendário

Inscrições: 11/01/2021 a 20/02/2021
Período de entrevistas (se necessário): 01/02/2021 a 23/02/2021
Divulgação dos aprovados: 25/02/2021
Período para pedido de bolsas: 26/02/2021 a 04/03/2021
Divulgação do resultado do pedido de bolsas: 12/03/2021
Período de matrículas: 25/02/2021 a 20/03/2021

Divulgação da 2a lista de aprovados (no caso de vagas disponíveis): 25/03/2021
Período de matrícula para 2a lista: 25/03/2021 a 29/03/2021

Início das aulas: 12/04/2021

Público Alvo

Graduados em Pedagogia que queiram trabalhar como professores na educação da criança de 0 a 7 anos.

Apresentação

A Educação Infantil é hoje a porta de entrada de praticamente todas as crianças brasileiras para a vida escolar. A imposição legal desta modalidade (Lei nº 12.796 de 2013), associada a expectativa e necessidade dos pais, acaba por favorecer ou induzir  a escolarização precoce e gerar uma considerável perda de qualidade e liberdade para a vida infantil. 

Neste contexto urge que se ofereça à criança pequena um ambiente resguardado, onde, sobretudo, ela possa “ser criança” em toda sua plenitude pois, necessita de condições que lhe permita cumprir suas tarefas fundamentais nesta fase de desenvolvimento: amadurecer os âmbitos cognitivo, emocional  corporal. Para tanto é necessário que integre estes três aspectos de forma saudável, desenvolvendo sua fantasia lúdica, experimentando pelo brincar, interagindo e desfrutando de um convívio social amoroso e acolhedor.

Nos primeiros 7 anos de vida, em especial nos três primeiros anos, é essencial que a criança receba uma educação que considere o atendimento de suas necessidades básicas como liberdade de movimento e atmosfera de afeto. Partindo destas premissas é que a Educação Infantil Waldorf se propõe a oferecer à criança, espaço e experiências condizentes com suas necessidades mais profundas e essenciais. 

Sendo assim, a educação infantil na perspectiva da Pedagogia de Rudolf Steiner se baseia no profundo conhecimento do ser humano em suas dimensões corpóreas e sociais considerando também as diferenças individuais. Sua prática está baseada no  respeito à natureza da criança oferecendo um ambiente protetor, de interesse verdadeiro, cuidados, brincar livre, contos, alimentação saudável, ritmo, musicalidade, etc. Segundo Rudolf Steiner, um desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio físico, anímico e espiritual na vida adulta. 

Ao concluir o primeiro setênio a criança deverá ter alcançado um elevado grau de apropriação do seu corpo. A motricidade, a fala, a memória e o pensar deverão estar adequadamente desenvolvidos para que ela possa, adentrar de modo mais saudável e integral na vida  cultural e social de seu povo e de seu tempo.

O professor de educação infantil, durante sua formação, deverá conhecer o desenvolvimento da criança na primeira infância, adquirir a postura de pesquisador-observador dos fenômenos desta fase de vida e ter clareza sobre a diferença entre cada um de seus períodos. Assim espera-se que sua prática seja coerente, que suas ações sejam significativas e que seja capaz de olhar profundamente para si a fim de ser um modelo adequado de imitação seus alunos. Como educador, será o criador dos espaços e das atividades que devem educar, cuidar e nutrir a criança pequena. Será a pessoa que irá irradiar com sua presença, gesto, voz, conteúdos e atividades, tudo aquilo que a criança irá absorver de forma inconsciente e natural. Neste sentido, o professor da educação infantil, em seu preparo e formação, deverá adquirir uma atitude interior de interesse amoroso pela criança.

Objetivos

Formar professores para o trabalho com a criança nos primeiros sete anos, segundo a Pedagogia de Rudolf Steiner, proporcionando:

  • estudos teóricos e metodologias para o trabalho com as crianças em seus primeiros anos de vida;
  • trabalhos manuais e artísticos que visam o desenvolvimento pessoal e social do professor; 
  • estudos e exercitações a fim de que o aluno seja preparado para trabalhar, com pais, com a comunidade escolar e consigo mesmo.

Temas

Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 1o Setênio
Práticas e metodologias da Ed. Infantil
Arte e Linguagem
Música para Ed. Infantil
Euritmia
Artes
Manualidades
Fórum de turma e estudos transversais
Festas e celebrações escolares
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC

Formato, estrutura e calendário

Curso presencial
Duração: 26 meses, de abril/2021 a maio/2023

Carga horária total = 770 aulas de 50 minutos (641h53), sendo:

  • Quatro encontros presenciais de imersão, que acontecerão nos meses de janeiro e julho de cada ano. Cada encontro de imersão terá oito dias de trabalho, perfazendo um total de aproximadamente 67/68 aulas de 50 minutos. Todos os encontros de imersão somam um total de 270 aulas de 50 minutos (225h);
  • 22 encontros presenciais de finais de semana, sendo um por mês, excetuando-se os meses em que acontecerão as imersões. Cada encontro de final de semana durará de sexta a domingo, perfazendo um total de 18 aulas de 50 minutos cada. Todos os finais de semana juntos somam um total de 396 aulas de 50 minutos (330h);
  • 64 aulas de 50 minutos oferecidas remotamente (53,33h), a serem realizadas em algumas segundas-feiras, previstas previamente em calendário;
  • Equivalente a 40 aulas de 50 min oferecidas online (Pesquisa e Construção do Conhecimento) (33h20).

Calendário de aulas 2021!

Estágios e TCC

Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.

Investimento

26 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.128,00 (mil e cento e vinte e oito reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de abril/2021.

A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Pós-Graduação.

Titulação

Especialista em Educação Infantil Waldorf

Coordenação

Curso reconhecido