Como ingressar
Turma em formação!
Em breve você poderá registrar aqui o seu interesse no curso e aguardar nosso contato para agendar uma conversa com a coordenação.
Vagas oferecidas: 30
Pré-requisitos
– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação;
– Ter idade mínima de 21 anos.
Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, o Coordenador(a) do Curso poderá solicitar uma entrevista virtual caso considere necessário.
Público alvo
Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuem na área de Educação ou em contexto clínico, com formação universitária.
Objetivos
Capacitar o aluno para a atuação profissional em Psicopedagogia, incluindo os campos da avaliação e da intervenção psicopedagógicas.
Ao final do período do curso, partindo de uma contextualização da psicopedagogia no Brasil e suas principais referências, o aluno deverá ter construído um embasamento na visão de desenvolvimento do ser humano advinda da Antroposofia, que fundamenta a Pedagogia Waldorf, e na perspectiva Piagetiana sobre a construção do sujeito do conhecimento e da inteligência, e ser capaz de estruturar uma prática psicopedagógica condizente com tais referenciais.
O curso também visa situar o aluno em relação às contribuições da psicanálise e da neurociência, possibilitando diálogos com o intuito de enriquecer a reflexão teórica e a prática psicopedagógica. Ao lado do conhecimento de marcos do desenvolvimento infantil, o aluno será incentivado a manter seu olhar e escuta abertos para conhecer cada criança em sua particularidade e essência, e em sua linguagem mais ampla e única, e a reconhecer a importância do trabalho com o contexto e com a família.
O aluno passará por diversas disciplinas e atividades artísticas voltadas para o autodesenvolvimento do educador, que, ao mesmo tempo, podem se transformar em recursos para o seu trabalho psicopedagógico e ampliar suas possibilidades de atuação livres, reflexivas e criativas.
Temas
Visão de ser humano e desenvolvimento e aprendizagem infantil
Fundamentos Piagetianos: a construção do raciocínio lógico e do sujeito do conhecimento
Fundamentos Antroposóficos: Quadrimembração e Trimembração, os doze sentidos, tipologias e temperamentos, narrativas e contos de fadas
Psicoepdagogia no Brasil e contribuições da neurociência, psicanalise, antropologia da infância e fenomenologia goetheana
Metodologia de ensino e didática
Escola Waldorf
O ensino da matemática
Prontidão escolar para a escolarização formal e Alfabetização
Avaliação e intervenção Psicopedagógica
Avaliação e Intervenção construtivistas
Avaliação Psicopedagógica clínica
Avaliação Psicopedagógica institucional
Autodesenvolvimento do educador e recursos pedagógico-terapêuticos da Pedagogia Waldorf
Manualidades
Artes plásticas
Desenho de formas
Musica, Exercícios meditativos, Pedagogia da emergência e Apoio Pedagógico na Pedagogia Waldorf
Práticas Psicopedagógicas
Prática psicopedagógica supervisionada
Dificuldade de aprendizagem, inclusão e educação especial: estudos de casos
Fórum de turma e estudos transversais
Formato, estrutura e calendário
Curso semipresencial
Duração: 24 meses
Carga horária total = 720 aulas de 50 minutos, equivalentes à 600 horas.
– Três encontros de imersão, presenciais, que acontecerão nos meses de julho/2022, janeiro/2023 e julho/2023. Cada encontro de imersão terá 6 dias, com início na 2a feira e término no sábado, sempre das 8h10 às 17h10, perfazendo um total de 48 aulas de 50 minutos cada. (144 aulas)
– 18 encontros de final de semana, presenciais, um por mês, excetuando-se os meses de julho, dezembro e janeiro. Estes encontros acontecerão aos sábados das 8h10 às 19h00 e domingos das 8h10 às 12h00, com 14 aulas de 50 minutos cada. (252 aulas).
– 51 encontros remotos às quartas-feiras, com 4 aulas de 50 minutos cada, das 18h00 às 19h40 e das 20h00 às 21h40, e um encontro remoto com aulas das 20h00 às 21h40 ao longo do período do curso, conforme calendário acadêmico. (206 aulas)
– 36 horas de atendimento psicopedagógico.
– 82 horas aula dedicadas a trabalhos autônomos que incluem leituras e preparação de atividades solicitadas pelas disciplinas, elaboração de portfólio reflexivo, estudo de caso e relatórios de atendimentos.
Prática Psicopedagógica
A atividade prática compreende o atendimento psicopedagógico supervisionado, em avaliação e/ou intervenção, oferecido pelos alunos deste curso a crianças e adolescentes em instituição parceira ou em outra instituição de ensino, como escola pública ou ong.
Para realização do atendimento psicopedagógico supervisionado, a FRS firmou acordo de parceira com a ONG Alquimia, que oferece atividades de jardim e contraturno a crianças em estado de vulnerabilidade social das comunidades ao entorno da Avenida Jornalista Dr. Roberto Marinho, no bairro Vila Congonhas.
Investimento
Em breve.
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Pós-Graduação.
Titulação
Especialista em Psicopedagogia.
Este curso habilita o profissional a atuar em psicopedagogia clínica e institucional.
Coordenação
Maria Cristina C. Ribeiro
Psicóloga, psicopedagoga e especialista em Neuropsicologia. Formada em Letras – Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro – UNISA. Com pós graduação em Psicopedagogia pela PUC/SP e especialização em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Aplicada e Formação – IPAF.
Cursou a formação de Ampliação de Conhecimentos em Pedagogia Terapêutica de Orientação Antroposófica, a formação Profissional de Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf – EXTRA-LESSON e a capacitação Panlexia – Inflex – na sociedade Paranaense de Pediatria – Curitiba – PR. Atua em consultório particular com atendimento a crianças, adolescentes e adultos com problemas de aprendizagem, avaliações e intervenções psicopedagógicas e psicologia clínica.
Créditos da imagem: Photo by Markus Spiske on Unsplash