Esta linha tem o objetivo de investigar as relações entre a linguagem e o desenvolvimento da criança na primeira infância. Busca-se pesquisar, em diferentes abordagens pedagógicas e científicas, as convergências e divergências com a proposta de Rudolf Steiner para a Pedagogia Waldorf.
Sobre o grupo
Esta linha de pesquisa reúne participantes de vários locais do Brasil, de diversas áreas do conhecimento, sobretudo da Educação, em âmbito público e privado, que têm afinidade com as questões da infância e das linguagens, bem como interesse em ampliar conhecimentos que tragam lastros para a prática pedagógica e para a relação com a criança de modo geral.
Ações propostas
Discussões de textos relacionados à infância e às linguagens.
Organização de eventos nacionais e internacionais.
Apresentação de trabalhos de investigação e criação artístico-pedagógica.
Exercícios de observação de crianças no âmbito das linguagens.
Organização de publicações.
Como participar
Nossos encontros serão mensais, às quartas-feiras, das 10h às 11h30.
Estaremos juntos nas seguintes datas:
16/09 – Apresentação da linha de pesquisa, construção da proposta de estudos e apresentação de uma dissertação.
25/09 – Primeiro Encontro do Grupo de Pesquisa A PROPOSTA PEDAGÓGICA DE RUDOLF STEINER com o tema “O desafio da pesquisa sobre o legado de Rudolf Steiner: reflexões, debates, atualização, com Jonas Bach. Excepcionalmente, o encontro será às 16 horas.
21/10 – Apresentação de trabalho de pesquisa e discussão de texto.
18/11 – Apresentação de trabalho de pesquisa e discussão de texto.
Coordenação
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de Pesquisa “Arte, Cultura e Imaginário”, vinculado à Universidade Santo Amaro, onde trabalha como docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas. É pesquisadora do grupo “Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens”, vinculado à Universidade de São Paulo, onde é professora colaboradora. Escreveu em coautoria o livro A literatura e o imaginário: diálogos transversais (2017). Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação.
Rosemeire Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Professora durante 12 anos, na Educação Infantil Waldorf. Docente da Faculdade Rudolf Steiner e do programa Nós da Primeira Infância, sucessor do Infância Vivenciada Primeira Infância. Consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. Contadora de histórias.
Imagem: Pierre-auguste-Renoir-Studies-of-the-Children-of-Paul-Berard